Dor lombar e dormência pé esquerdo

01/09/2013

Recomendar: Imprimir:


Um homem de 39 anos de idade, com dor lombar e dormência pé esquerdo. Neurology Review. January, 2011; 19 (1)
Um trabalhador da construção civil de 39 anos de idade apresenta ao seu consultório para avaliação. Ele reclama de pontadas e dor aguda na região lombar que irradia para o calcanhar do pé esquerdo. Esta dor começou depois que ele fez pesado levantar e carregar peso 3 semanas antes. Nos últimos cinco dias, ele tem notado entorpecimento e uma sensação de formigamento na sola do seu pé esquerdo e quinto dedo do pé. O exame neurológico revela teste de Lasègue positivo à esquerda e perda sensitiva leve na face lateral e dorsal do pé esquerdo, diminuição ligeira da flexão plantar do pé esquerdo, e reflexo aquileo 1 +.
Qual dos seguintes é o diagnóstico mais provável?
a. Hérnia de disco L4-5
b. Hérnia de disco L5-S1
c. Estenose espinal Central
d. síndrome do piriforme
e. espasmos musculares

Resposta correta é b.
O paciente está experimentando radiculopatia S1 devido a uma hérnia de disco L5-S1. Ele tem alterações sensitivas na distribuição dermátomo da raiz nervosa S1. Achados comuns em seu estado estão em distribuição dermatomal S1 e incluem diminuição da sensibilidade na panturrilha, borda lateral do pé, calcanhar, e, por vezes, quarto e quinto dedos.
No exame motor, o paciente pode ter diminuição da força nos músculos gastrocnêmio, sóleo, e fibular longo e brevis. Uma radiculopatia L5 resultaria numa diminuição da sensação na lateral da perna, dorso do pé, e os primeiros dois dedos.
Estenose espinhal ocorre com o envelhecimento, e os pacientes podem apresentar diminuição da força e perda de sensação. No entanto, a estenose central é geralmente não dermatomal, muitas vezes com piora da dor após alguns metros de caminhada.
Síndrome do piriforme é uma causa incomum de dor na nádega, não sendo radicular. A ciática pode surgir causada por compressão do nervo ciático pelo músculo pitiformis.
Pacientes com espasmos musculares não teria achado de fraqueza ou diminuição da sensibilidade no exame.
Referência
Tarulli AW, Raynor EM. Radiculopathy Lumbrosacral. Neurología Clin. 2007, 25 (2) :387-405.


Todos os direitos reservados © 2012
Rua Bernardino de Campos 1609, Ribeirão Preto
Fone 16 3636 3029

Rua Piratininga 1609, São Joaquim da Barra
Fone 16 3818 0844