Quedas em Idosos

16/08/2012

Recomendar: Imprimir:


As quedas são responsáveis por mais de um terço dos acidentes domésticos. Na cidade de São Paulo, a cada três dias uma pessoa morre após cair de uma laje. E o risco aumenta de acordo com o avanço da idade.
O Ministério da Saúde estima que, pelo menos uma vez por ano, cerca de 30% dos idosos irão cair. Essas ocorrências tendem a crescer entre as pessoas com mais de 85 anos, podendo chegar a 51% nessa faixa. Junto com as quedas, os riscos de fraturas também aumentam: de 5% a 10% das quedas resultam em ferimentos mais graves nos idosos.
Dois fatores influenciam para que os acidentes ocorram com maior frequência na terceira idade. Um está relacionado às alterações fisiológicas. Visão, audição, postura, equilíbrio e locomoção acabam sofrendo limitações com o envelhecimento e podem prejudicar a estabilidade do idoso. O outro fator tem a ver com o ambiente em que o idoso vive. Cerca de 70% das quedas ocorrem dentro de casa. Por isso é importante ficar atento a alguns cuidados que podem ser tomados para minimizar a ocorrência de quedas.

Veja como deixar os ambientes da sua casa mais seguros

- O chão não pode ser escorregadio;

- Não deve haver obstáculos no caminho, como brinquedos, tapetes e móveis baixos;

- Ao lado da cama do idoso deve haver algum objeto luminoso para que ele consiga acender a luz e ver o ambiente antes de se levantar;

- O chão do banheiro não deve ficar molhado e dentro do box deve haver tapetes anti-derrapantes, para evitar que o idoso escorregue;

- Se for possível, coloque barras de segurança nos banheiros: uma dentro do box, para que o idoso possa se segurar durante o banho, e outra ao lado do vaso sanitário, para que ele possa apoiar na hora de sentar e levantar.

- Outra dica é colocar uma cadeira debaixo do chuveiro para que o idoso possa se sentar.


Todos os direitos reservados © 2012
Rua Bernardino de Campos 1609, Ribeirão Preto
Fone 16 3636 3029

Rua Piratininga 1609, São Joaquim da Barra
Fone 16 3818 0844