Alimentos para uma vida saudavel

31/08/2013

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Toda semana aparece um novo estudo que liga a dieta estilo mediterrâneo, baseada em frutas, legumes, peixes, nozes, azeite de oliva, uma taça diária de vinho tinto, com uma saúde melhor.
Muitos especialistas sugerem que a dieta pode prevenir doenças como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. Tem sido demonstrado que comendo deste modo pode-se comprovar redução de inflamação no corpo, proteger contra vários tipos de danos celulares, reduzir a pressão arterial e melhorar os níveis de colesterol.
"E muitas doenças relacionadas com o coração estão ligados à disfunção cognitiva " , diz Nikolaos Scarmeas , professor associado de Neurologia , da Columbia University e Nacional Kapodistrian of Universidade de Atenas, na Grécia. Dr. Scarmeas e sua equipe de pesquisadores mostraram que a dieta do mediterrâneo não só protege contra a doença de Alzheimer (AD ), mas também permite pacientes que têm AD viver uma média de quatro anos a mais . Quanto mais intimamente os sujeitos aderiram à dieta, maior foi o benefício.
Um estudo publicado em 2013 Neurology ® oferece evidências que seguir uma dieta mediterrânea pode ajudar a proteger o cérebro. Pesquisadores acompanharam mais de 17 mil pessoas entre 2003 a 2007 e descobriram que aqueles que tinham uma maior aderência a uma dieta mediterrânea reduziram o risco de problemas de pensamento e de memória em 19 por cento .
Um segundo estudo publicado no The New England Journal of Medicine ( NEJM ) neste ano repercutiu na mídia: comer em estilo mediterrâneo pode impedir ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.
Seguir uma dieta mediterrânea pode reduzir o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral por várias formas, explica o Dr. Scarmeas , especialmente pelos efeitos antiinflamatória e efeitos antioxidantes . Inflamação e oxidação estão envolvidas em muitas doenças. A inflamação, muitas vezes ocorre no corpo após a lesão e a infecção, mas também pode ocorrer como resultado da dieta.
OS 7 CONSELHOS PARA VIVER MAIS E MELHOR
A dieta é parte de um pacote de comportamentos de saúde, consubstanciado na American Heart Association ( AHA ), chamado "Vida Simples Sete. "
Em um estudo de âmbito nacional de cerca de 18.000 adultos, aqueles que aderiram à pelo menos cinco dos seguintes critérios abaixo tiveram 55 por cento menor risco de morte ao longo de cinco anos do que aqueles que não aderiram a nenhum conselho abaixo colocado:
1 . Pare de fumar. A AHA considera fumar a mais importante causa evitável de morte prematura nos Estados Unidos. Ela contribui para o acúmulo de placa nas artérias e reduz os níveis sanguíneos de lipoproteína de alta densidade (HDL, vulgo colesterol bom), o que torna mais provável de o sangue coagular e causar problemas.
2 . Exercite-se. Não só o exercício ajuda a perder ( ou manter ) o peso, mas também reduz a pressão arterial , aumenta a HDL, e ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue. O exercício alivia o stress e tem um efeito positivo sobre o humor. A AHA recomenda exercício moderado pelo menos 150 minutos por semana ou vigoroso durante pelo menos 75 minutos por semana.
3. Comer melhor. Preencha metade do seu prato com frutas e legumes nas refeições e nos lanches, trocar a manteiga e a banha por gorduras saudáveis como o azeite, e ampliar a ingestão de peixe. Mas não ignorar leite desnatado e iogurte, fontes saudáveis de cálcio e proteína. Tente iogurte sem gordura com frutas frescas para um saudável lanche mediterrâneo.
4 . Manter um peso saudável. O excesso de gordura, especialmente ao redor a cintura aumenta os riscos de pressão alta, colesterol alto, e diabetes. Os especialistas recomendam que homens e mulheres devem manter a sua relação cintura-quadril inferior a um.
5. Reduzir o açúcar. No sangue em jejum a glicose deve ser inferior a 100 mg/dl.
6. Controlar a pressão arterial. A pressão arterial deve ser inferior 120/80 milímetros de mercúrio.
7. A controlar o colesterol. O colesterol total deve ser inferior a 200 miligramas por decilitro de sangue.


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