Prevenção da Doença de Alzheimer

04/06/2012

A Doença de Alzheimer pode ser evitada?

Fatores de risco para o desenvolvimento da Doença de Alzheimer

1. Analfabetismo: o Alzheimer é quatro vezes mais comum em analfabetos do que em pessoas com mais de oito anos de estudo formal
2. Todos os estudos de medidas para prevenir ou atrasar os efeitos do Alzheimer são frequentemente infrutíferos. Hoje em dia, não parecem existir provas para acreditar que qualquer medida de prevenção é definitivamente bem sucedida contra o Alzheimer. No entanto, estudos indicam relações entre alguns itens da alimentação, risco cardiovascular, uso de produtos farmacêuticos ou atividades intelectuais e a probabilidade de desenvolvimento de Alzheimer.
3. A inclusão de fruta e vegetais, pão, trigo e outros cereais, azeite, peixe, e vinho tinto, podem reduzir o risco de Alzheimer. Algumas vitaminas como a B12, B3, C ou a B9 foram relacionadas em estudos ao menor risco de Alzheimer, embora outros estudos indiquem que essas não têm nenhum efeito significativo no início ou desenvolvimento da doença. Algumas especiarias como a curcumina e o açafrão mostraram sucesso na prevenção da degeneração cerebral em ratos de laboratório.
4. O risco cardiovascular, indicado pelo colesterol alto, hipertensão, diabetes e o tabaco, está associado com maior risco de desenvolvimento da doença. Porém estatinas (fármacos que diminuem o nível do colesterol) não tiveram sucesso em prevenir ou melhorar as condições do paciente durante o desenvolvimento da doença.
5. No entanto, o uso em longo prazo de anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs) está associado à menor probabilidade de desenvolvimento de Alzheimer em alguns indivíduos. Outros tratamentos como a terapia de reposição hormonal e o ginkgo não previnem a doença de Alzheimer.
6. Atividades intelectuais como ler, escrever com a mão esquerda, disputar jogos de tabuleiro (xadrez, damas, etc.), completar palavras cruzadas, tocar instrumentos musicais, ou socialização regular também podem atrasar o início ou a gravidade do Alzheimer. Outros estudos mostraram que muita exposição a campos magnéticos e trabalho com metais, especialmente alumínio, aumentam o risco de Alzheimer.
7. Atividades físicas e sociais previnem a doença.
CONCLUINDO: tratar as doenças próprias da idade madura (diabetes, hipertensão arterial, aumento do colesterol e controle dos hormônios da tireoide), atividades intelectuais e físicas, e socialização são os melhores preventivos da doença de Alzheimer.