CAFEÍNA - UM MEDICAMENTO

27/06/2012

Recomendar: Imprimir:


Efeitos de analgésico agudo da cafeína
A cafeína possui alguns efeitos analgésicos. Estes são devidos, em parte, por potenciar as propriedades analgésicas de outros medicamentos. Numerosos medicamentos utilizados no tratamento da crise de enxaqueca tem na sua formula uma combinação de drogas com cafeína para o alívio dos sintomas de dor de cabeça. A cafeína pode aumentar o efeito analgésico do acetaminofeno ou aspirina ou paracetamol. Doses de cafeína maiores de 65 mg são necessárias para demonstrar efeitos de analgésicos adjuvantes. Uma meta-análise de 30 ensaios clínicos indica que a adição de cafeína a um agente analgésico reduz a dose necessária do agente analgésico em 40%.
A cafeína ingerida diariamente tem ainda efeito sobre a memoria e sobre a estafa. Exerce uma função importante melhorando muito o desempenho das pessoas no dia-a-dia e nos esportes. Porém, ATENÇÃO, a dose máxima diária é de 3 xicaras de café por dia, aproximadamente 150mg. Mais do que isso ela passa a ser prejudicial: provoca insônia, ansiedade, elevação da pressão sanguínea e taquicardia,
Não se pode esquecer que chás, bebidas tipo cola também têm cafeína e a dose máxima diária que pode ser ingerida será a contida em todas as fontes de cafeína não apenas a do café.


Todos os direitos reservados © 2012
Rua Bernardino de Campos 1609, Ribeirão Preto
Fone 16 3636 3029

Rua Piratininga 1609, São Joaquim da Barra
Fone 16 3818 0844