Quando se aposnetar?

29/08/2013

Recomendar: Imprimir:



Atrasar Aposentadoria pode reduzir risco de demência
Neurology Reviews. 2013 21(8):1, 12-13..

Uma idade mais avançada no momento da aposentadoria pode estar associada com um risco significativamente menor de demência, de acordo com a pesquisa apresentada na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer 2013. Em um estudo com 429.803 trabalhadores franceses aposentados, Carole Dufouil, PhD, e colegas descobriram que a taxa de risco de demência foi de 0,968 para cada ano a mais de idade no momento da aposentadoria.
"Nossos resultados destacam a importância de manter altos níveis de estimulação cognitiva e social por meio do trabalho e da vida do aposentado e enfatizar a necessidade de intervenções e políticas para ajudar as pessoas mais velhas conseguir tal envolvimento cognitivo e social", afirmou Dr. Dufouil, Diretor de Pesquisa em Neuroepidemiology no INSERM, em Paris.
Os pesquisadores basearam suas conclusões em uma análise de bases de dados de saúde e de pensão que incluía trabalhadores independentes (idade média, 74). Todos os trabalhadores tinham sido aposentados 12 anos mais tarde. Taxas de risco foram calculadas depois que os pesquisadores ajustaram para sexo, estado civil, categoria profissional, o tipo de aposentadoria, montante da pensão, o diagnóstico de hipertensão e diabetes.
A prevalência de demência no grupo foi de 2,65%. Dr. Dufouil observou que uma pessoa que se aposentou aos 65 anos tinham um risco cerca de 15% menor de demência, em comparação com uma pessoa que se aposentou aos 60 anos.
Os resultados dos pesquisadores mantiveram-se inalterados e altamente significativos depois de excluídos os trabalhadores que tiveram o diagnóstico de demência dentro de cinco anos após a aposentadoria. Os resultados foram semelhantes em outras análises que foram estratificados por categorias de idade e ano de diagnóstico de demência.
"Nossos dados mostram forte evidência que uma diminuição significativa no risco de desenvolver a demência associada à idade mais avançada no momento da aposentadoria, de acordo com a "hipótese usá-lo ou perdê-lo", disse o Dr. Dufouil. "Esta perspectiva de saúde deve ser levado em consideração quando a idade de cessação da atividade profissional é discutida."


Todos os direitos reservados © 2012
Rua Bernardino de Campos 1609, Ribeirão Preto
Fone 16 3636 3029

Rua Piratininga 1609, São Joaquim da Barra
Fone 16 3818 0844